sexta-feira, 22 de junho de 2012

Shadow of the Heart

Boa Noite....

É incrível como o sangue dos poetas vibra em nossas veias, quando somos afligidos pelas mais diversas sinas do cotidiano mortal. Não importa quanto tempo passe, eu ainda percebo o mundo como um ser errante como os homens fazem sobre a terra... Talvez seja melhor assim. Assim posso compreendê-los melhor.

Meu amor pela raça é incondicional... Humanos, por mais relapsos ou distraídos que sejam ainda merecem o meu amor, e o meu acalento quando chegam a meu reino. Não importa quantos Eons se passem, eu ainda me surpreendo como o ser humano acha, por muitas vezes difícil lidar com as sombras de sua alma...

Creio eu, na minha singela opinião de observadora, que se cada homem e mulher, que vive errante sobre o reino Gaia, aceitassem suas sombras e não as temesse, ou expurgasse, viveria de forma mais plena e me atrevo dizer, feliz.

É surpreendente, a quantidade de coisas que fazem para fugir de suas sombras... Eu como Deusa não nego as minhas, por que haveria um mortal de fugir das suas próprias? Não conseguem ver que só suas sombras podem ensiná-los a viver?

Oradores, doutores, médicos de todas as variedades e conhecimentos, livros, apoios, pessoas, drogas, violência, arrependimento, contrição... Uma coisa que até me trava os dentes, "Terapeuta". Quantas opções para apenas um problema? Tudo isso para negar sua própria sombra, seu lado oculto, aquilo que a sociedade declara condenável. Coisas que em eras deixam de ser condenadas e sim vangloriadas, e os antigos valores, por mais belos que fossem, são suplantados. E oque resta? Uma infinidade de dores e mágoas, almas lamentosas e impedidas de repousar, por engolir tão profundamente seu lado negro que ele se torna venenoso e os corrói por dentro.

Por muitas vezes presenciei o confronto, entre luz e trevas, uns com mais luz, outros com mais trevas, outros com tão pouco de um e de outro que mal se faziam notar...

Mas oque me fez parar minhas obrigações hoje, foi uma amada minha. É uma jovem criança... Não há conhecimento ou sabedoria o suficiente para ela... Olhar o mundo como se olham os Deuses, ela diz o tempo todo... Tola criança... Nós Olimpianos somos tão sábios como prepotentes, o preço da sabedoria é cruel para um ser humano... Nós levamos centenas de eons para compreender a complexidade da criação do pai Zeus... Particularmente ainda acho que ele não esperava que os homens fossem tão longe... Mas isso é tema para outra hora...

Fui surpreendida pelo chamado de minha pequena... Ela estava no lugar de sempre, na escuridão de sempre... Me entristece muito, ver que ela se encontra naquela escuridão. A luz dela foi arrancada em tenra idade... Ela não sabe como trazê-la de volta para si... Ela apenas sente o calor da luz à sua volta, e tenta manter-se próxima... Ela sente falta de sua própria luz... Mas já aceitou sua partida, e viveu seu luto. Na busca por luz, ela aprendeu muito sobre como fazer a luz brilhar mais forte... Mas nada sobre como fazer a sua própria novamente.

Extasiada com esse conhecimento, ela começou a usá-lo para ajudar aqueles que a amavam, expandindo sua luz, e logo ela se viu envolta em luz... Num momento de distração, ela acreditou que havia reencontrado sua luz... Até que sua mãe lhe mostrou a realidade... Que todo aquele brilho que ela via, vivia e sentia, eram reflexos de seu trabalho, laborioso e dedicado, mas ainda não era a sua luz... Então minha pequena ruiu...

Desde então ela se oculta nas sombras, fazendo de si mesma uma delas... Seu lado negro não a domina, por que ele mesmo não tem a mesma força sem sua luz. Ela ainda caminha entre seus amados, oferecendo sua ajuda e conhecimento, tornando a luz daqueles que precisam mais forte e mais estonteante... Mas ela mesma já não a deseja, não procura mais, a sua luz.

-"A luz é algo doloroso"- A ouvi sussurrar uma vez. - "Não a quero mais"

Tais palavras me partiram o coração, ao ver que tão jovem havia abandonado oque existia de melhor nela. Quando a questionei, ela se atirou em meus braços esperando que a trouxesse para o submundo. Mas ela ainda tem tanto à viver... Depois de algumas tentativas consegui convencê-la a continuar, mas não consegui fazê-la entender o porquê dela precisar de luz.

-"Eu já dou o melhor de mim, com ou sem luz"- Respondeu amarga.

E assim ela vive no limiar... Entre luz e trevas, reconhecendo ambos, mas sem tomar parte de nenhum.

Hoje quando me chamou, jazia novamente oculta entre sombras... Pálida, com olhos fundos e oblíquos, ela parecia ter descoberto alguma coisa...

-'Sou uma sombra" ela sussurrou. -"Não sou uma pessoa, sou uma sombra! Por que não me contou antes?"

Tais afirmações me confundiram um pouco. Oras, minha amada é uma humana como todos os que entram e saem dos meus reinos... Passei algum tempo ouvindo oque ela sussurrava, com a voz tão escassa que por varias vezes tive que lhe chamar a atenção sobre isso. Pobre criança... Perdida entre luz e trevas, sem saber qual é o seio que a alenta...

É triste ver, como o ser humano não consegue apenas existir... Seria muito fácil, acredito... Ao invés de escrutinar cada segundo em que respiram, e apreciar todo o Reino da Mãe Gaia, eles se degladiam entre pensamentos e ideais, conflitos tolos que desafiam a paz e a harmonia tão prezada por todos nós.

Por que o homem tem a mania de escolher lados? Por que não consegue viver consigo mesmo? Muitos jogam a culpa nos Deuses, mas eu creio que isso é culpa do próprio homem. Se soubessem fazer leis, a governar... A comandar com respeito e a aceitar a todos, não haveria tantos terrores, tantas dores, cujo sofrimento escorre para os meus portões em forma de sangue.

Eu gostaria de poder ajudar minha pequena... Mas ela se coloca além de qualquer ajuda, e é consciente disso... Quem sabe algum dia, ela descubra a própria luz...

Perséphone Moriat

Um comentário:

  1. Em busca de não sei o que eu me deparei com seu texto e o li sem pressa, degustei-o linha por linha como se me alimentasse de uma fruta quando se está faminta, parei algumas vezes engoli em seco pois algumas destas linhas eram adstringente em minha garganta, e ainda assim eu continuei lendo. Explodi em lagrímas querida Perséphone pois fiu atinginda em certeiro por suas palavras, bom acho que encerrarei por aqui. obrigada!
    Mohana.

    ResponderExcluir